Pix Automático: descubra as vantagens deste recurso e como habilitá-lo em um sistema de reservas para passeios turísticos Por Cecília Bezerra em 14 de novembro de 2022

O Pix Automático é o novo recurso do Turbinou, sistema de reservas para passeios e receptivos turísticos.

O Pix tornou-se queridinho entre os brasileiros pela praticidade e rapidez em efetuar pagamentos. 

Nos estabelecimentos comerciais, essa modalidade facilita o dia a dia do lojista pelo fato de não se preocupar com a ausência de troco em pagamentos em espécie ou a demora do banco em aprovar a transferência tradicional e o dinheiro demorar a cair na conta.

Para tornar o processo de pagamento via Pix mais ágil, é possível habilitar o recurso de Pix Automático no e-commerce, onde toda a operação é feita sem intervenção do gestor da loja.

Quer entender melhor como isso funciona?

Continue a leitura e descubra as principais vantagens do Pix Automático no âmbito comercial e como os empresários do turismo de lazer podem aproveitar ao máximo este método quando integrado a um moderno sistema de reservas para passeios e receptivos turísticos. 

Boa leitura!

Por que incluir o Pix como forma de pagamento para a sua loja? 

Se você perguntar para qualquer pessoa que utiliza o Pix com frequência o porquê dela preferir tal método, algumas prováveis respostas serão agilidade e ausência de taxas abusivas durante a transação.

A acessibilidade também é um outro fator relevante que justifica a popularização do Pix. Além dos bancos digitais, a adesão dos bancos tradicionais a essa forma de pagamento ajudou a desburocratizar as operações financeiras para maior fatia de público que possui conta corrente nestas instituições financeiras.

Hoje, qualquer pessoa pode ter mais de uma chave Pix registrada, que pode ser seu CPF, e-mail, número de celular ou alguma chave aleatória criada pelo próprio sistema.

De acordo com pesquisa promovida pelo DataFolha, seis em cada dez brasileiros usam o Pix para fazer pagamentos em lojas, seja física ou online. A facilidade de comprar e pagar usando o próprio celular reforça o comportamento atual do consumidor que tem usado o aparelho e seus milhares de aplicativos para resolver pendências diárias com maior praticidade, como o pagamento de boletos.  

Apesar do Pix estar presente em milhares de estabelecimentos comerciais, o comércio digital é, sem dúvidas, um dos maiores beneficiários desse recurso. Pessoas de qualquer lugar do Brasil podem pesquisar, comprar e pagar pelo produto dentro do e-commerce da loja.

E é na etapa de pagamento onde aquele usuário pode decidir se irá concluir a compra na loja. Mesmo tendo gostado do produto/serviço e do preço cobrado, o cliente pode interromper a operação caso se depare com um processo de pagamento muito burocrático, resultando então no abandono do carrinho de compras. 

A chegada do Pix surgiu para facilitar o pagamento realizado pelos clientes nos estabelecimentos e o repasse instantâneo do valor sem a cobrança de taxas abusivas para os lojistas.

Portanto, diversificar as formas de pagamento da loja virtual ou física é um fator primordial para que aquele cliente sinta-se motivado a concluir a compra e voltar a fazer negócio em outras oportunidades.

O sistema Pix para e-commerces de turismo de lazer 

O comércio digital tem sido o meio preferido de muitas pessoas na hora de ir às compras e seguindo a tendência, empresas de turismo tem investido fortemente na criação de um e-commerce próprio para atrair maior número de turistas/clientes em potencial. 

No caso do turismo de lazer, o investimento em e-commerce para empresas de passeios turísticos é uma estratégia extremamente valiosa para divulgação da loja em um espaço de maior visibilidade como é a internet.

O e-commerce precisa ser intuitivo, de fácil navegação e, principalmente, dispor de opções variadas de pagamento para atender todos os perfis de clientes que se interessaram em comprar determinado passeio.

A inclusão do pagamento Pix nas lojas virtuais de turismo simplifica o processamento de dados bancários comuns a transações bancárias para o lojista.

Ele poderá aprovar o pagamento de forma instantânea ou após conferência de informações fornecidas pelo cliente, com a vantagem de não depender da autorização das instituições financeiras para liberar o produto para o cliente.

Mas existe uma forma ainda mais prática de utilizar o Pix no e-commerce para lojas de passeios e demais segmentos: estamos falando do Pix Automático.

Como funciona o Pix Automático 

Não há dúvidas de que o Pix é uma grande revolução no sistema de pagamento brasileiro e de que incluí-lo nos estabelecimentos traz mais facilidade e comodidade tanto para o cliente como para o empreendedor.

Se você possui uma loja virtual com foco na venda de passeios turísticos, pare e pense na seguinte situação: 

  • Já aconteceu de você ou da sua equipe comercial ter que finalizar alguma venda feita via Pix após o horário de funcionamento da loja, mesmo grande parte do processo de compra ocorrer de forma automatizada?
  • Você considera a conferência de dados do cliente nessa operação ser um momento demorado e desgastante?

Se você respondeu sim para as duas perguntas, saiba que com o Pix Automático isso não acontece. A grande vantagem desta modalidade está na maior comodidade para o gestor que não precisará mais se preocupar em estar sempre disponível para acessar ao painel de pedidos, conferir os dados do pedido e aprová-lo de forma manual.

A automatização de pagamento via Pix também traz benefícios para o cliente/turista, pois ele terá maior autonomia de realizar suas compras no e-commerce, além de receber seu voucher de forma instantânea.

O Pix Manual é uma das formas de pagamento disponíveis no Tourbinou, sistema de reservas para passeios e receptivos turísticos. Apesar da grande taxa de aprovação dos clientes que utilizam o recurso na rotina de vendas, o Tourbinou apresenta mais uma novidade que vai potencializar as transações financeiras da loja virtual: o Pix Automático!

Pix Automático Tourbinou: saiba tudo sobre este novo recurso!

Tanto o Pix Manual como o Pix Automático podem ser habilitados na loja virtual pelo gestor para incluir junto a outras modalidades de pagamento existentes no sistema, como cartão de crédito, débito automático, oferecendo maior liberdade para o cliente escolher a forma mais adequada no momento.

O Pix Automático Tourbinou é feito inteiramente sem intervenção do lojista na operação. Para o cliente, essa funcionalidade permite que ele consiga comprar e pagar o seu passeio na loja online a qualquer hora do dia.

Veja abaixo como funciona: 

  • Ao finalizar o pedido na loja virtual e escolher efetuar o pagamento via Pix, o sistema vai gerar um QR Code para o cliente fazer a leitura pelo seu aplicativo de banco. 
  • Em seguida, o pagamento é processado junto ao servidor do Tourbinou. Caso seja aprovado com sucesso, em poucos segundos, o cliente vai receber os vouchers referentes ao passeio.

Rapidez, segurança, comodidade, transparência… como vimos, o Pix Automático traz ótimas vantagens para as lojas virtuais de turismo. Sem dúvidas, é um meio eficaz de potencializar vendas e fidelizar clientes.

Essas mesmas vantagens também correspondem a integração de um sistema de reservas para passeios para empresas do segmento de turismo de lazer que possuem ou pensam em investir em um e-commerce próprio. Com o Tourbinou isso é possível!

Quer conhecer mais sobre o Tourbinou e suas funcionalidades? Clique aqui e saiba mais!

Voltar