Mais do que um simples botão colorido e com alguma frase de efeito, o CTA é, hoje, um dos meios mais eficazes para atrair receita e visualização para uma página virtual.
É uma tática muito utilizada no marketing para qualquer nicho de mercado e exerce papel fundamental em uma campanha de divulgação, ação promocional ou estimular o usuário a conhecer mais sobre o que a sua empresa oferece.
No âmbito comercial, os CTA’ s devem fazer parte de qualquer estratégia de vendas. Um CTA bem estruturado pode ser o pontapé inicial para que aquele visitante vire um novo cliente para a sua empresa.
No artigo de hoje, vamos mostrar para você como criar um CTA atrativo, as vantagens ao incluir esse elemento na sua estratégia comercial e como podem ser aplicadas na sua loja virtual de turismo.
O que é CTA?
Em tradução livre, call to action significa “chamada para ação”.
Em uma estratégia de marketing, o CTA é aplicado através de botões, links, banners e landing pages com texto atrativo de forma que induza o usuário a, literalmente, executar alguma ação para ter acesso a uma promessa oferecida e seguir adiante com os próximos passos na sua jornada de compra.
Para que os CTA ‘s funcionem corretamente, é importante aplicá-lo em todas as etapas da jornada de conversão do usuário para que ele prossiga até o passo final.
Como dissemos acima, é importante que os CTA ‘s mostrem corretamente o benefício que o usuário vai ter ao executar tal ação.
Todo CTA deve conter uma promessa atrativa e que deve ser cumprida. Portanto, se ao clicar no botão indicando o download do e-book, o usuário espera que tal conteúdo seja enviado para ele.
Do ponto de vista comercial, o CTA é usado para induzir o usuário/cliente a executar alguma ação em cada etapa da sua jornada de compra.
Portanto, o grande objetivo do CTA é aumentar a taxa de interação entre o usuário/cliente e a sua loja virtual para que ele chegue ao objetivo esperado: concluir a compra.
Para isso, um CTA eficiente deve focar no benefício, objetividade e resolução de problemas.
Leia: Passo a passo para montar sua loja virtual de turismo
Para o visitante/cliente, os CTA ‘s ajudam a fornecer informações essenciais sobre a sua empresa, fazendo com ele sinta ou não vontade de prosseguir com a compra.
Já para a empresa, caso seja identificado uma baixa procura nas vendas online, o uso dos CTA ‘s, quando bem estruturados, ajuda a resolver tal problema, pois é um meio mais rápido para que o seu cliente consiga realizar uma compra, sem tanta burocracia.
Confira mais outras vantagens que o CTA oferece para a sua loja virtual de turismo:
Para empresas de passeios e receptivos turísticos, os CTA’ s são um poderoso elemento para sua estratégia comercial.
Na página virtual da sua loja, adicione botões chamativos que induzam o visitante/cliente a conferir mais informações sobre a sua loja, bem como seus produtos, de forma que transmita confiança e credibilidade.
Você pode adicionar botões de CTA nas seções dedicadas aos passeios e experiências turísticas, como por exemplo “RESERVAR AGORA”, cuja ação pode levar o usuário diretamente ao seu time comercial ou para uma outra página onde ele mesmo poderá efetuar sua reserva e o pagamento do passeio.
Caso a sua loja de turismo não possua um sistema virtual de reservas, os botões de CTA’s inseridos no site com os dizeres “FALE COM NOSSOS CONSULTORES” permitem que o seu cliente vá direto ao ponto para resolver o seu problema, seja uma dúvida sobre o passeio, valores, disponibilidade, entre outras informações úteis.
Você também pode adicionar um formulário de contato para que o visitante preencha com suas informações pessoais e se torne um lead qualificado para a sua base de dados.
Essa prática permite que você possa enviar as melhores ofertas e informações adequadas sobre a sua loja de receptivos e passeios turísticos para cada perfil de cliente.
Saiba mais: Conheça os principais canais de venda para a sua loja de turismo.
Antes de tudo, é preciso conhecer bem quem é a persona do seu e-commerce e o seu estágio no funil de vendas. Com base nessas informações, fica mais fácil definir os objetivos de cada CTA, seu formato e em qual ação e lugar ele será utilizado.
Confira abaixo o que você precisa saber para criar e aplicar o CTA
Leia também: 8 vantagens de investir em um e-commerce para sua loja de turismo
Agora que você já entendeu para que serve o CTA e como funcionam, veja abaixo alguns exemplos de CTA objetivos que você pode aplicar na sua estratégia de marketing para a sua loja virtual de passeios e receptivos turísticos nos seus canais de venda:
Agora, vejamos na prática um exemplo de call to action existente na página de uma loja virtual de turismo:
Como vimos, o CTA é elemento fundamental para quem deseja conquistar boas vendas no âmbito virtual.
É preciso levar o seu visitante/cliente a, de fato, agir, portanto, nunca se esqueça de levar em consideração o conteúdo e o formato ao criar o seu CTA, para que o objetivo da sua estratégia não seja perdido.
Para quem é empreendedor do turismo, os CTA’s, além de impulsionar as vendas dos passeios e receptivos da loja no meio online, facilita para o lojista conhecer mais a fundo o perfil de cliente ideal.
Uma forma de utilizar o CTA na sua estratégia comercial é através dos canais de venda – e um motor de reservas que ofereça a possibilidade de incluir estes canais, além de outros recursos igualmente relevantes, permitem que a sua loja de passeios e receptivos conquiste bons resultados.
Quer entender mais como funciona? Quer saber mais sobre os benefícios de incluir um motor de reservas para alavancar suas vendas? Lá no blog, fizemos um artigo especial sobre como este sistema pode ser o elemento chave para otimizar os canais de venda da sua loja!