O que geralmente você faz quando gosta muito de algum produto ou serviço? Passa a recomendá-lo para outras pessoas, certo?
E é nas redes sociais onde geralmente fazemos essas recomendações, trocamos experiências e compartilhamos nossa opinião honesta sobre o produto e empresa.
Essa interação espontânea e informal entre o usuário comum e a empresa tem nome: User-Generated Content, ou em bom português, conteúdo gerado pelo usuário, o UGC.
Continue a leitura e entenda o porquê do conteúdo UGC ser cada vez mais relevante na sua estratégia de comunicação e como trabalhá-lo na sua loja virtual de turismo.
Quem é usuário assíduo das redes sociais certamente já viu ou deve acompanhar perfis especializados em avaliações de determinados produtos para ver as resenhas antes de decidir sua compra.
Esses perfis podem ser de influenciadores ou de criadores de conteúdo.
Para o consumidor que acompanha esse tipo de conteúdo, a validação da opinião destas pessoas pode ser extremamente importante na sua tomada de decisão de compra, pois ele confia na credibilidade do influenciador ou criador.
Ao mesmo tempo que isso acontece, o usuário regular das redes sociais tem o hábito de compartilhar experiências pessoais de compra de um produto/serviço, mesmo sem a intenção direta de causar impacto nas pessoas que a seguem.
De maneira clara, tanto o criador de conteúdo de grande porte como o usuário comum de internet tem o mesmo objetivo em comum ao indicar um produto ou serviço nas suas redes sociais: chamar a atenção dos seguidores.
Porém, quando a indicação, opinião positiva ou negativa é feita por um usuário comum, a sensação de proximidade e confiança tem surtido efeito cada vez maior no marketing como um todo.
Isso porque o conteúdo gerado por usuário (UGC), além de ajudar na decisão de compra do cliente, também pode definir a reputação da empresa no mercado.
A inclusão da UGC de maneira estratégica na comunicação de uma marca tem como principal objetivo humanizá-la, ou seja, torná-la cada vez mais conectada com o público e entender suas necessidades reais para oferecer exatamente aquilo que eles esperam da empresa.
Esse conteúdo pode ser feito nos mais diversos formatos, desde aos stories do Instagram e postagens nas redes sociais sinalizadas com o perfil da empresa, no espaço de comentários do próprio site da loja, como ainda vídeo testemunhal, áudios e textos.
Uma vez compartilhados, a empresa pode reutilizar aquele conteúdo nas suas próprias mídias com a finalidade de reforçar sua presença no meio digital e humanizar a marca perante aos seguidores.
Além disso, como citado anteriormente, o UGC pode ser aplicado nas ações de marketing da empresa, ampliando seu alcance e engajamento nas mídias sociais.
Portanto, é acompanhar de perto os canais oficiais da empresa para saber o que estão dizendo a respeito dela.
A partir das suas experiências pessoais, suas impressões positivas ou negativas e, principalmente, se as suas expectativas foram ou não atendidas, a empresa tem na mão informações valiosas que podem ser de grande valor na construção de ações que visam identificar a persona ideal para o negócio.
Anúncios e campanhas de divulgação seguem sendo eficazes, porém, comentários de clientes satisfeitos têm impacto ainda maior para a grande maioria dos consumidores. Essa experiência compartilhada pode influenciar significativamente as decisões de compra de quem ainda está na dúvida.
A dica aqui é manter a inclusão de conteúdo positivo, como depoimentos e avaliações, para ajudar a construir autoridade e valor de mercado para a empresa.
E não se esqueça de responder os comentários dos clientes. Isso vai fortalecer a relação de confiança e o relacionamento com o público.
Para as empresas que estão querendo economizar no momento, apostar no UGC é uma ótima pedida.
Além de ser feito de forma espontânea pelo próprio cliente, não gera custo nenhum para empresa e ainda pode ser reaproveitado na sua estratégia digital.
DICA TOURBINADA: Crie uma campanha atrativa e eficiente que incentive o público a criar seu conteúdo sobre a marca, destacando seus benefícios e diferenciais.
A inclusão de conteúdo gerado por usuário traz maior engajamento para a marca, tornando mais fácil compreender o comportamento do cliente e suas percepções sobre a empresa em geral.
Isso ocorre porque ao analisar o engajamento obtido pela UGC, é possível identificar quais os formatos de conteúdo e ações promocionais estão performando melhor, fornecendo insights valiosos para melhorar a experiência do cliente.
Agora que você já entendeu o que é conteúdo UGC, seus benefícios e como ele é feito, vamos entender como aplicar esse formato na estratégia de venda para empresas do ramo do turismo de lazer.
O objetivo do conteúdo UGC para as empresas de passeios é destacar a satisfação do cliente por meio de experiências turísticas autênticas.
Portanto, analise quais destes conteúdos estão destacando detalhes positivos sobre o passeio, desde a organização do roteiro, atendimento, profissionais incluídos no trajeto, entre outros.
O conteúdo gerado por usuário tem grande impacto na maneira em que consumimos as redes sociais, e você, empreendedor, não pode deixar essa tendência passar batido na sua estratégia.
O UGC impulsiona sua marca para mais gente, atrai nova audiência e fortalece sua empresa no nicho em que atua, dando voz aos clientes ativos, além de construir uma comunidade autêntica e engajada.
Portanto, fique de olho nas publicações, comentários, curtidas e compartilhamentos feitos em que a sua loja é mencionada e utilize-as em seu favor.
E se a sua empresa ainda não possui uma loja virtual própria com um espaço dedicado aos comentários de clientes e links com acesso direto às redes sociais da empresa, você pode mudar isso agora mesmo com o Tourbinou!
O motor de reservas Tourbinou concentra diversas ferramentas úteis para construção do site totalmente do zero, além de recursos de marketing para impulsionar suas vendas no ambiente virtual.
Quer saber mais? Clique neste link e descubra como transformar o seu negócio!